Buscar
  • ecogrella

Pedalar ou não Pedalar: Eis a Questão!

Atualizado: 4 de ago.



Com o valor do combustível atingindo e permanecendo nos maiores patamares da história, tem muita gente por aí trocando as quatro rodas movidas a gasolina, por duas rodas movidas a arroz e feijão. Além da alta no combustível, outros incentivos como engarrafamento no trânsito, transporte público ineficiente, poluição e a busca por uma vida mais saudável tem levado as pessoas a trocarem seus carros pela bicicleta.


Mas essa é uma decisão que também pode custar a vida. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil tem mais bicicletas do que carros. São aproximadamente 50 milhões de bicicletas contra 41 milhões de carros. Apesar da alta em número de bicicletas, apenas 7% dos brasileiros utilizam a mesma para transporte principal. Os fatores contribuintes para esta estatística são muitos: não saber andar de bicicleta, conectividade cultural da bicicleta como "brinquedo" e não como "meio de transporte", sistema viário ineficiente e inseguro, infraestrutura cicloviária precária, falta de integração e educação entre os modais de trânsito, entre outros.


Independente da força que move a ação, é sempre bom ver um ser da mesma espécie inserindo novas formas (menos dependentes de um sistema aniquilador) de transporte e lazer em suas vidas. E por acreditarmos em que tudo que a bicicleta proporciona ao indivíduo como benefício não conseguimos focar nossas lentes aos empecilhos que uma determinada região apresenta, ou apenas nos "perigos" e estatísticas negativas. Olhamos para a solução. E para se chegar a tal "solução", precisamos de ações diárias. Ações pequenas. Ações de incentivo. Ações inclusivas.


Então se a questão for pedalar ou não pedalar, nosso incentivo é para que sim! Vai pedalar. Vai sentir a sensação que só um "rolê" de bike pode te proporcionar. Invista em você. Na sua saúde (de fato!). Invista nas pequenas ações. Seja o exemplo e faça parte das mudanças que você deseja ver no mundo. Tim-tim à bicicleta, aos velhos e novos ciclistas amigos ao redor do mundo.


Ecogrella









1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo