Buscar
  • ecogrella

A Bicicleta é Perigosa. O Sofá Mata! Os Benefícios de um Bom Pedal

Atualizado: 4 de ago.

Que ficar parado enferruja todo mundo já sabe! Bom, se não sabem, deveriam saber. Para se envelhecer com qualidade de vida é necessário que cultivemos alguns hábitos. E um deles, é o hábito do velho e bom exercício físico.


Entre as inúmeras formas de exercício físico, de movimento contínuo, de locomoção e lazer a bicicleta, tem ganhado cada vez mais adeptos. A prática regular de 30 minutos de ciclismo pode proporcionar à quem pedala a liberação de ocitocina, serotonina, dopamina e endorfina, hormônios responsáveis pelo aumento da sensação de alegria, bem-estar e prazer, diminuindo a sensação de ansiedade, estresse e depressão.


Quem pedala diariamente, emagrece. Isso porque o ciclismo é uma forma de exercício aeróbico, ou seja, o corpo utiliza oxigênio como combustível. Para pedalar, utilizamos uma grande quantidade de músculos que precisam funcionar consecutivamente, fazendo com que nossa respiração e batimentos cardíacos aumentem. Para suprir a necessidade energética de oxigênio, o corpo precisa aumentar o gasto calórico, usando os estoques de gordura para gerar energia necessária para o pedal, consecutivamente levando ao emagrecimento.


Por fazer o sistema cardiorrespiratório trabalhar "mais rápido", pedalar também melhora o nosso condicionamento físico, melhora a circulação sanguínea e integridade dos vasos. Dessa forma, os níveis de colesterol e açúcares são regulados, ajudando a prevenir doenças crônicas como diabetes e hipertensão.


Por apresentar baixo impacto e utilizar uma grande quantidade de músculos, pedalar também fortalece e tonifica o sistema musculoesquelético. Ou seja, seus músculos ficam ativos, seus ossos mais fortes e suas articulações mais saudáveis. Consequentemente, quem sofre com lesões ósseas e artrite, geralmente podem pedalar, diminuindo os riscos de quedas e fraturas e melhorando o equilíbrio e coordenação motora.


Por liberar hormônios responsáveis pelo aumento da sensação de alegria, bem-estar e prazer, quem pedala dorme melhor. O sono é um fator essencial para manter o corpo e a mente saudáveis. É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas.


Quem pedala também economiza tempo e dinheiro. Por utilizar o alimento (arroz e feijão) como fonte de combustível, a gasolina, estacionamento, flanelinha, seguro, IPVA, troca de óleo, balanceamento, mecânico, funilaria, congestionamentos… Tudo isso fica para trás.


Sem contar nos benefícios cognitivos que pedalar proporciona. O trabalho rítmico com as pernas, provoca atividades neurais capazes de prevenir doenças neurodegenerativas, como Parkinson por exemplo.


Os benefícios sociais também são inúmeros para quem pedala. A bicicleta conecta. Você com você mesmo(a). Você com o meio ambiente e a comunidade onde vive. Você com outras pessoas. Você com o momento presente. Se você ainda não pedala... não morra sentado(a) no sofá sem sentir os riscos e benefícios que a bicicleta proporciona.


EcoGrella






6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo